geometria e luz: e-cone, por carolina maluhy, uma conversa sobre o equilíbrio entre formas e a interação com a luz
19/06/2025
o desenho da luminária e-cone nasceu do contraste entre um cone e uma esfera, criando um equilíbrio entre forma e função. enquanto o cone se abre para dispersar a luz, a esfera atua como contrapeso, permitindo ajustes intuitivos de altura. nesta entrevista, carolina maluhy compartilha sua visão sobre o design, a escolha de materiais e a flexibilidade da peça.
qual foi o motivo da escolha das diferentes geometrias para a composição da e-cone? e de que forma eles dialogam entre si?
o desenho foi concebido a partir da ideia de um cone e uma esfera que se contrapõem, criando um balanço entre as duas formas. o cone se abre e espalha a iluminação no espaço, enquanto a esfera atua como contrapeso, proporcionando de forma intuitiva o manuseio para ajustar a altura da luminária. as proporções foram pensadas para serem visualmente harmônicas e funcionais, criando um equilíbrio entre as duas formas.
como o formato da peça regula e conversa com a luz? como você diria que a peça faz a luz se comportar? e como a materialidade influencia nisso?
a intenção ao criar a peça foi garantir sua flexibilidade de acordo com as necessidades. assim, quanto mais alta a posição da cúpula, mais difusa será a luz, à medida que uma posição mais baixa a tornará mais concentrada. a escolha dos materiais para a peça foi feita com a intenção de proporcionar uma sensação adequada para cada ambiente. materiais translúcidos ou tramas de vime permitem que a luz crie uma atmosfera acolhedora e confortável e além de remeter a elementos familiares, porém repaginados através do design.



explique em poucas palavras como a luminária funciona e como acontece a interação com a peça.
pensamos numa luminária que tivesse mobilidade e equilíbrio. utilizamos um contrapeso em formato de bola ergonomicamente projetado para se encaixar de forma confortável na mão, permitindo um controle intuitivo da intensidade da luz.
como foi o processo criativo do desenvolvimento da peça? para quem, ou para qual situação, qual cena, idealmente, ela foi criada?
iniciei com a ideia de criar algo com mobilidade e capaz de se adaptar a diversas situações. a concepção da luminária foi motivada por uma extensa pesquisa de materiais brasileiros e pela exploração de suas possibilidades. quanto ao design, foi influenciado pela estética e funcionalidade do design francês da década de 1950, presentes no período pós-guerra.
o desenho foi concebido a partir da ideia de um cone e uma esfera que se contrapõem, criando um balanço entre as duas formas.
qual é um detalhe que você apontaria como o maior diferencial ou inovação da peça, algo que a maioria das pessoas não perceberiam?
considero que o diferencial da peça é a junção entre a inovação técnica, utilizando tudo que há de mais atual em iluminação, com elementos naturais e artesanais brasileiros. é sempre um desafio conciliar o avanço tecnológico e a valorização do trabalho manual.
a partir do pendente e-cone, como a coleção se desdobra? quais são as próximas peças previstas?
criamos uma série de luminárias dentro da mesma família, que se desdobram em diferentes pendentes, luminária de piso, arandela e luminária de mesa. é possível encontrar a mesma linguagem de materiais e formas, trabalhadas de diferentes maneiras.
como tem sido esse trabalho de desenhar e assinar em conjunto com a lumini?
é um prazer colaborar com a lumini. o conhecimento técnico deles foi fundamental para concretizar as ideias com excelência, combinando beleza e funcionalidade. mantivemos uma comunicação constante ao longo de todo o processo: visitamos sua fábrica para entender o processo de produção e desenvolvimento das peças, analisamos os protótipos presencialmente para discutir detalhes e realizamos algumas conversas remotas.