luminária tirante, por claudia moreira salles para lumini

bate-papo

luz em suspensão: claudia moreira salles conta sobre o processo criativo de tirante, sua nova luminária

19/06/2025


a parceria entre claudia moreira salles e lumini não é de hoje, contemplando uma série de designs marcantes desde 2015.

as peças desenhadas pela designer partem sempre do desejo de resolver uma demanda específica – nas quais, segundo claudia, é essencial contar com o desenvolvimento competente da equipe técnica e da contribuição de fernando prado, diretor criativo da lumini, para, ao combinar desenho e produção, trazer peças de design maduro e bem solucionadas.

depois de sintonia fina, gap e cavaled, claudia assina mais uma luminária com demandas próprias: trazer luz para situações onde os pontos de elétrica estão distantes do local que se quer iluminar. assim nasce tirante: uma luminária de piso com haste curva e foco de luz na extremidade, equilibrada por um sistema de tração sobre um apoio vertical. abaixo, confira nossa conversa com a designer:

tirante, na engenharia e construção civil, é um conceito ligado a elementos estruturais, que têm por função resistir a forças ou tensões de tração. por que esse nome foi escolhido para a sua peça?

o nome surgiu com a manipulação de um dos componentes da luminária. um tirante que quando tracionado, é capaz de regular a altura da cúpula. a haste de curva generosa se une a uma corda na qual esferas de madeira são presas; estas, quando habilmente encaixadas em uma peça metálica, admitem quatro posições distintas para a fonte de luz.

luminária tirante, por claudia moreira salles para lumini
luminária tirante, por claudia moreira salles para lumini
luminária tirante, por claudia moreira salles para lumini
luminária tirante, por claudia moreira salles para lumini

qual foi o motivo da escolha dos diferentes materiais para a composição da peça? e de que forma eles dialogam entre si?

os materiais: concreto para a base; aço para as hastes, cobre latão ou alumínio pintado para a cúpula e conectores foram escolhidos em função de sua resistência e do peso específico de cada um deles. os contrastes entre as cores dos componentes dão ritmo e acentuam as linhas retas e curvas que compõem o desenho da peça.

de que forma o conjunto óptico, com grande abertura do facho e controle de ofuscamento, regula e conversa com a luz? como você diria que a peça faz a luz se comportar?

a fonte de luz pelas suas características ópticas, não causa ofuscamento e dependendo da posição em que a cúpula é colocada, proporciona uma iluminação mais íntima ou mais geral.

luminária tirante, por claudia moreira salles para lumini
luminária tirante, por claudia moreira salles para lumini
luminária tirante, por claudia moreira salles para lumini

como foi o processo criativo do desenvolvimento da peça? para quem, ou para qual situação, qual cena, idealmente, ela foi criada?

a luminária tirante foi pensada para situações onde os pontos de elétrica estão distantes do local que se quer iluminar. a haste curva tem um longo alcance. a ideia foi fazer uma haste vertical sobre a qual se equilibrava outra curva com a fonte de luz na extremidade. para além da haste superior de curva generosa, a peça tem características inovadoras e de difícil execução, como o tirante de corda com as esferas de madeira e o conector metálico que mantém o tirante na posição escolhida.

luminária gap, por claudia moreira salles para lumini
luminária sintonia fina, por claudia moreira salles para lumini
cavaled, por claudia moreira salles para lumini

a parceria com a lumini já conta com a criação de outras diversas peças como a luminária “cavaled”, “gap”, a família “sintonia fina” e agora a luminária “tirante”. existe algum fio-condutor ou padrão no processo criativo das peças? como elas se diferenciam?

acho que todas as luminárias que desenhei para lumini partiram um desejo de resolver uma demanda. sintonia fina foi uma linha complexa, extremamente artesanal, usando nióbio e madeira maciça. na gap, a demanda foi por um pendente que iluminasse para baixo e para cima. já na cavaled, criamos um híbrido de cavalete e luminária. e tirante descrita nas respostas acima.

todas demandaram um desenvolvimento competente da equipe técnica e da contribuição do fernando prado para unir desenho e produção que junto com gabriel bueno, designer que trabalha comigo, para trazer soluções e ter um produto maduro.

como tem sido esse trabalho de desenhar e assinar em conjunto com a lumini?

a lumini é um caso raro no brasil. empresa onde o design está presente em todas as etapas. o suporte ao designer no desenvolvimento das peças é único não só pela capacidade técnica da equipe, mas pelo entusiasmo e dedicação em todos os níveis.